Tirando esse detalhe tão especial, gosto demais da Ilha, suas praias maravilhosas, a excelente gastonomia, a Vila muito agradável, enfim adoro o conjunto da obra que é a Ilhabela.
Você pode fazer diversos roteiros na Ilha, depende do que você gosta de fazer, do seu tempo, da sua disposição em querer encarar aventuras, mergulhar, velejar, fazer trilhas, ou simplesmente ficar deliciosamente na praia sem fazer nada :)
Vou fazer aqui uma sugestão para um final de semana, para uma família que curte mais ficar na praia a fazer passeios de aventura.
Existem vários lugares para se hospedar, nós particularmente gostamos muito da Pousada do Capitão, muito charmosa, bem cuidada, com ótimo atendimento, e bom preço. Mas já ouvi muitos amigos recomendando outras pousadas e hotéis. É só pesquisar na Internet que encontrará pelo menos umas 50 opções.
Tente chegar na sexta-feira a noite, se chegar muito tarde não se preocupe, você pode comer no Gaudí, fica na praia do Perequê, em frente ao Ilha Flat Hotel.
Bom, nesse caso meus amigos, para os apreciadores de camarão não deixem de comer o camarão a espanhola, o camarão é feito a base de vinho e azeite, depois de servido o camarão, o graçom finaliza o prato na sua frente colocando arroz e batata palha no caldo de camarão que ainda ficou na panela e prepara um risoto, olha ... só de lembrar dá água na boca.
Depois aproveite para ir caminhar na Vila (fazer a digestão) e tomar um café no Free Port Café, excelente atendimento além de ser uma ótima loja para admiradoes de relógios e óculos de sol importados.
Lá você também encontrará um excelente serviço de praia, pode até fzer massagem na praia se quiser, adoro os colchões que eles colocam para você tomar sol, isso mesmo, nada de cadeiras duras ou canga, vc tem charmosos colchonetes para tomar sol, uma delícia. A praia é ótima para as crianças brincarem. Normalmente passamos o dia todo lá. No final da tarde gostamos de finalizar o dia de sol na praia do Viana (Norte da Ilha) comendo uma casquinha de camarão.
Como já disse, gostamos de ficar na pousada do capitão, então depois do Viana voltamos a pousada e ficamos na piscina, aproveitamos para fazer um pouco de sauna e eu ainda aproveito para fazer uma massagem relaxante enquanto Fabi e Rafa brincam na piscina até não aguentarem mais.
Outra noite de boa gastronomia, recomendo o Marakuthai (faça reserva), a chef Renata Vanzetto é fantástica, é difícil dizer o que comer, tudo é muito bom e bonito. O lugar é bem aconchegante! Depois de um delicioso jantar deixe o carro de lado e vá a pé a Vila (na verdade é ao lado), caminhe pelas lojas, há boas opções de lojas com moda praia e multimarcas.
Hoje tome seu café na livraria da Vila (Ponto das Letras), é um dos meus lugares preferidos, sei que temos alguns lugares parecidos aqui em São Paulo, mas para mim, nenhum é como aquele. Feche sua noite com chave de ouro :)
Logo pela manhã, como sugestão recomendo fazer snorkelling. Existe na Ilha um lugar de fácil acesso e boa visibilidade para mergulhar, a Ilha das Cabras (Sul da Ilha). Você consegue ver muitos cardumes, peixe lindos e coloridos, estrelas do mar, e muito mais.
Caso você não tenha equipamento pode alugar em frente a praia, aliás é na mesma loja que você paga sua carona de barco para a Ilha das Cabras. A Rafa tem 7 anos e aproveita bem, é bem tranquilo para as crianças mergulharem juntos com algum adulto.
Depois você pode conhecer uma praia um pouco mais afastada (beeeem ao Norte), mas que é muito linda, que é a praia do Jabaquara, você andará depois do asfalto mais uns 8km de terra, mas é possível encarar sem precisar de um 4x4. O que você NÃO PODE DEIXAR DE JEITO NENHUM é e passar MUITO repelente para encarar essa praia maravilhosa. Lá os borrachudos são campeões.
Uma outra opção bem divertida é alugar uma lancha e fazer um passeio pela Ilha (minha preferência é ir para o Norte da Ilha). O passeio pode durar entre 3 a 6 horas depende do roteiro escolhido, existem várias empresas na Ilha que fornecem esse serviço.
Na volta do Jabaquara, ou do seu passeio de barco, muito provavelmente fará o check out no hotel. Mas se você for como nós e não quiser deixar a Ilha tão cedo, você pode ir ao Sea Club para finalizar o dia com tranquilidade, piscina, restaurante, espreguiçadeiras, música e badalação (particularmente prefiro os dias em que fica mais vazio) ou ainda voltamos a praia do Curral, afinal no Dedo de Moça você também tem toda a infra para poder ficar tranquilamente na praia e depois da "farofa" é possível tomar uma ducha antes de encarar a volta para São Paulo no final do dia.
Toda vez que vamos a Ilha sempre voltamos com coisas que não deu tempo de fazer e que vamos explorar na próxima viagem! Assim é a Ilha sempre deixando você com gostinho de quero mais.
Que maravilhoso! Adorei todas as dicas, as fotos estão particularmente lindas e adorei sua assinatura nelas :)
ResponderExcluirBjus.
P.S. Só falta um detalhe, o cunhado pendurar eu na bagagem (HEHEHE)