quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Catavento Cultural - uma agradável surpresa!

Mais um passeio, por São Paulo, o Catavento.
Estava procurando como sempre faço, por passeios em São Paulo para fugir da trilogia, parque - cinema- restaurante (que adoro a propósito), mas queria enfim algo diferente. Vi a recomendação e a mnha primeira impressão é que fosse um lugar para a Rafa ir apenas com a escola, que seria algo do tipo, feira de ciências. Pensei , ninguém merece e abandonei a idéia. Outro dia vi novamente alguma resenha sobre o Catavento e resolvi arriscar, convenci a turma de que poderia ser um programa legal e fomos.









Ao chegar ao parque das Indústrias já comecei a ter boas impressões. O casarão restaurado e o local muito bem cuidado me impressionou diante da expectativa que eu estava. Já fiquei com saudades e arrependimento de não ter levado minha super máquina para as fotos externas (voltarei com ela). Paramos o carro no estacionamento e já começamos a curtir.






A Rafa de repente saiu correndo e subiu numa antiga locomotiva, ficou encantada olhando o velho avião e as antigas máquinas de limpeza de rua.
Como apaixonada por autoramas e trenzinhos elétricos fiquei maravilhada com as locomotivas, lindas, lindas e lindas. Subi em todas elas junto com a Rafa e fiquei imaginando como o pobre coitado no maquinista aguentava aquela fumaça de carvão. Uma vez que o banquinho dele fiquem bem na frente do "forninho" ...rs.
Bom, novamente fiquei saudosa da minha máquina fotográfica, aquela locomotiva era linda demais :)






Bom, depois de algum tempo curtindo a parte externa descobri que mal tinha começado o passeio. Finalmente entramos no catavendo de verdade, compramos os ingressos, passei pelo moço que recolhia os ingressos, peguei o folhetinho e.....


Uauuuu ! Não é possível que essa atração fique no Brasil e que seja tão acessível ao público! Estava na lua, literalmente, pois a primeira sala é a visão da Terra para quem está na lua, coloquei o meu pezinho 35 ao lado da botona do astrounauta. Seguimos então para uma sala que mostra os planetas do sistema solar, o sol, as constelações... aiaiaia, lá fomos nós deitar nos pufes tentando encontrar as constelções de escorpião, peixes e virgem.







E assim seguiu nosso passeio, por quatro grandes áreas que são o Universo (AMEI e FIQUEI UM TEMPÃO), a vida (quero voltar sem a Rafa, ela não teve muita paciência aqui e na verdade alguns temas ainda não muito atraentes para uma criança de 7 anos) , o Engenho (aqui sim é a área predilétissima da Rafa e do Fabi) e a Sociedade (não lembro bem se passamos por ela...rs)







Nós chegamos perto da hora de fechar, tivemos um pouco mais de uma hora de visitação, achei pouco. O lugar merece muito mais tempo. É um lugar que vale se programar, planejar o passeio, dar uma olhada no site antes e ver as áreas de maior interesse, para não se tornar cansativo para a criança e tb para depois vc não ficar com pena que perdeu algo (apesar que sempre é possível voltar, é bem barato)






Bom se a Rafa fosse me esperar levaria hooooras lá dentro, eu sempre amei biologia, química, ciências, fiquei maravilhada com o lugar e cheia de saudosismo do meu colegial, nossa deve ser o máximo estudar e logo fazer uma visita ao Catavento para "concretizar" o que aprendeu.










A área do engenho, que passamos por último é muito divertida. É uma área que você vive na prática a física (mecânica, óptica,  elétrica e suas variações), vc brinca de gerar energia, mexe em prismas que mostram a refração da luz, brinca com jogo de espelhos (sala das ilusões, muito legal!), carrega peso de forma mais fácil com as roldanas, deixa os cabelos em pé, etc, etc, é sensacional. A Rafa ficou super interessada e não queria sair dessa área.
Tem muito mais do que contei, como disse, algumas áreas passamos rápido pois a pequena tinha as vezes até aflição de olhar, ou não se interessava muito pela idade. Por isso meu deleite pela área que fala sobre a vida ( o corpo humano, biologia, células, genomas, etc) vai ter que ficar para a próxima.




Resumindo, recomendo muuuuito o passeio!
Vá com tempo e se prepare antes para poder aproveitar e ver tudo o que possa te interessar.
Segue o site http://www.cataventocultural.org.br/home.asp

Dirvirta-se!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um dia no Hopi Hari.


Eu sou suspeita para falar do Hopi Hari, pois gosto muio de passar o dia lá. Acho que ele tem o charme dele com seus territórios, vocabulário próprio, personagens e brinquedos. Além disso, fico muito feliz quando vejo o Hopi Hari bem movimentado, espero que esteja sempre em crescimento e que cada vez ais traga mais atrações alegria e diversão.

Bom o parque fica logo ali... leva mais ou menos 1 hora de Sampa e indo por uma estrada que é muito boa (Rodovia dos Bandeirantes). Além disso, bem do ladinho dele existem outras atrações, a região está crescendo, no parque vc percebe que existem vários turistas que vieram para curtirem o Hopi Hari, o Wet'n Wild, o shopping e o outlet.
Mas vamos focar aqui no Hopi Hari. Para começar vale verificar quais atrações existem para a altura da criança que vai, existe diversão para todos os tamanhos, mas dependendo da idade e da altura você pode montar um roteiro diferenciado e curtir o parque com calma e direito a repeteco.



A Rafa com 7 anos já pode ir em quase tudo, na verdade, para ela o aproveitamento é de 100%, uma vez que ela nem mesmo me pede para ir a torre ou voar no Hadikali ( que eu já fui e AMEI!), brinquedos que talvez não tenha altura, mas tb não tem interesse ainda.
Como nós gostamos de assistir a alguns shows do parque, eu logo pego o mapa e vejo quais os horários dos shows para nos programarmos. Recomendo o show do Wild West (mas o forasteiro que mistura dança e música, os outros são bons, mas não tem a parte da dança que é muiiito legal). Para a criançada pequenina, tem um show do Vila Sésamo . Além disso existem outros show bem legais noTeatro di Kaminda .



Bom, quanto aos brinquedos, isso é tão particular...mas vamos lá. Na entrada para que não tem medo de altura recomendo ir a torre, é um delícia. Dá mais medo na subida que vai devagarinho, vai o tempo suficiente para vc pensar...onde eu me meti???? Quando vc chega no ponto mais alto o silêncio é absoluto, a altura é absoluta e o medo é absoluto....de repente vc ouve um clack e uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu despenca deliciosamente! Fora isso na entrada (Kamina Mundi) vc tem a roda gigante (pode acreditar, mooorro de medo) sou muito mais a torre! O teatro e o cinema.



Logo vamos para o Infantasia, área destinada as crianças menores,  a Rafa ainda adora ir no Kastel Di Lendas (versão brasileira do Small World, e sim vc vai sair cantando e ficar com aquela música o dia todo na cabeça), é um bom brinquedo para vc descansar. Nessa região vc vai encontrar brinquedos tais como carrossel, giralata (na minha época era xícara maluca), e vários outros brinquedos do gênero que as crianças adoram. Se estiver calor, leve roupa de banho e toalha para os pequenos se divertirem Chabum.


No Aribabiba não ficamos muito com a Rafa, mas para os maiores é uma área bem divertida, tem dois brinquedos deliciosos n minha opinião. O Katupul que é uma montanha russa que simula uma catapulta, vc sai de 0 a 100 km/h em 2,5s e já entra num looping, e depois faz o trajeto de ré. O outro que tb é muiiito bom é o Hadikali, ele simula um voo de asa delta, mais uma vez, o maior medo é na subida, quando vc se joga é só alegria!


A região do Mistieri é muito legal, particularmente adoro a decoração (posso dizer assim???) da área, ela me lembra uma coisa meio Caçadores da Arca Perdida..rs. Essa área normalmente brincamos em vários brinquedos, sendo os preferidos da Rafa o Simulakron (viagem ao centro da Terra), o Vurang (montanha russa bem leve no escuro - minha mãe de 74 anos ama!!), o Vulaviking . A Rafa ainda não entra na montanha russa de madeira, mas essa apesar de eu amar montanhas, eu não gosto pois acho que ela é desconfortável, joga muito de um lado para o outro, vc sai dolorido da viagem...enfim. Mas amo fotografar essa montanha :)



 


Wildwest, essa é minha área predileta, além do visual, tem o show no Salloon, o rio bravo e alguns brinquedinhos mais " assustadores" que no fim são engraçados, o Hotel e uma Mina. Lá tb tem um montanha-russa para crianças que é uma delícia, é pequena e vc ganha 3 voltas, poderiam ser 10!


Em julho nós vimos os dinossauros, e teve final de semana que teve queima de fogos (bem bonita por sinal). Mas acho que não são programações fixas, é bom consultar o que acontece de diferente no parque.


Enfim, curtimos muito e recomendamos o passeio!

Segue o link do parque. http://www.hopihari.com.br/home/

Divirtam-se!








sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma semana na Pousada do Rio Quente.

 Faltavam 2 dias para começarem as férias e adivinha? Sim, não tínhamos fechado nada ainda. Uma coisa sabíamos, PRECISÁVAMOS sair de São Paulo.Comecei a procurar vários pacotes, com o dólar baixo estavam bem interessantes, mas há dois dias das férias ficou difícil conseguir algo.



Pensamos então em ir ao Nordeste, lá o inverno é quente, uma amiga recomendeu Jeri, mas uma olhadinha no forecast da semana e já mudamos de idéia. Previsão CHUVA! Dividindo o "probleminha" com alguns amigos, surgiu a dica de ir a Pousada do Rio Quente, previsão SOL!!! E então decidimos: é para lá que nós vamos!





Fechamos o pacote da pousada que tem fretamento com a TAM. Chegamos cedinho no aeroporto 5:30. Vôo tranquilo, com a equipe de vôo muiiiito simpática . O comissário fez brincadeiras e na saída a cabine estava aberta para visitarmos. Nossas malas foram direto para o hotel e um ônibus super confortável estava a nossa espera, logística e simpatia nota mil!




No trajeto para o hotel assistimos a um DVD sobre o complexo e suas atrações . E fomos ouvindo algumas dicas e recomendações de um guia . Chegando ao hotel antes de fazer o check in nos mandaram  direto tomar café da manha , a fila da galera que estava fazendo o check out era enorme, pensei: "é bom fugirmos do rush do check out!" A chegada até ao quarto foi um pouco confusa, mas vamos lá, aparentemente quase 100% do hotel sai e chega a outra turma na mesma hora. Não deve ser fácil . Chegamos finalmente ao quarto que achei simples e confortável. Ficamos num quarto tipo duplex, com 2 quartos, 2 banheiros e 1 sala que acomodam bem 5 pessoas


Depois de esperar pelas malas a pergunta que não quer calar... O que eu visto???? Já que ainda vou pegar ônibus ( passa a cada 20 minutos e é o melhor jeito de ir ao parque, praias e etc) andar entre os hotéis e parques??? Bom, xeretei a galera que estava no café da manhã e tinha de tudo desde gente com short e camiseta, roupão de banho (o que pode parecer estranho mas no final do dia é a melhor coisa a usar, quando vc sai de 37C na água e vai a 19C fora dela), saída de banho , chapéu de aba larga, boné, tênis, chinelo, descalço, enfim dava de tudo. Como boa garota de praia adotei minhas havaianas e o resto dependia do horário. Vamos embora!!!




Bom... "Era um Domingão, tinha muito sol..."  e  estava lotado! Pegamos o busão (sim...lá fui eu de saída de banho, bóia, sacola, mochila, etc no ônibus! Diversão garantida) e fomos para o Complexo onde fica o Hot Park, a Praia do Cerrado e o Parque das Fontes.







Começamos com o hot park achei ótimo, brincamos em quase tudo, só não tive coragem de ir ao half pipe, mas o restooooo ... lá fomos nós!








No Hot Park além dos brinquedos tem umas piscinas calminhas, mergulho com garrafa (cada peixão), caiaque, tirolesa e um bar molhado lotado com vários quiosques.







Resolvemos comer no tal bar molhado ... Quando vi alguns pedaços de comida boiando sai correndo ... Rs. Ali parecia mais o parque aquático das batatas fritas! Afinal elas também querem se divertir!
Eu mesma limpei umas 3 ou 4 sujeiras que estavam pelo hot park. Senti falta de ter mais lixinhos espalhados pelo parque e também de pessoas fazendo a manutenção.






No caminho para a praia do cerrado, tem o BirdLand, o passeio vale para tirar foto com as lindas araras e tucanos. Fiquei apaixonada pelo Luís (esse lindo tucano ao lado)!










Depois disso fomos a praia do cerrado, são praias artificiais que passam bem por uma praia real de águas claras, quentinhas e ondas! Tinha até aula de surfe e brincamos bastante na areia. Lá ficamos numa área reservada para hóspedes que estava show de bola.




Você tem a opção de ficar em um bangalô onde é servido frutas, bebidas e um espumante, claaaaro que foi para lá que fomos :)










Estava tudo tranquilo até que tocou uma mega buzina... O que é isso???? - Nada não é só o aviso das ondas. E daí por diante, de forma mais condicionada impossível, toda vez que ouvíamos a buzina saíamos correndo para as ondas...rs...!!









No final do dia , na verdade quase noite, íamos ao Parque das Fontes que fica aberto 24horas (Sim, aqui eu me rendi ao roupão de banho e passeava pelos hotéis, ônibus e parques de roupão de banho... uma beleza!!) . Lá você encontra piscinas de águas mais quentinhas, duchas naturais sensacionais e mais bar molhado, dessa vez sem batata frita boiando...rs.






Ficar nesse lugar , dentro da água a noite é delicioso, um céu tão lindo e tão estrelado que não via desde que fui visitar meu irmão e minha cunhada quando moravam no Mato Grosso. Estrelas e mais estrelas... o Fabi tem um aplicativo no iPhone que nos mostrava todas as constelações. Ah prazeres gratuitos que as vezes nem paramos para curtir...




A diversão para a garotada de todas as idades é garantida. A equipe Boto de recreação é muito boa. Inclusive existem bailarinos, músicos, artistas que a noite fazem shows maravilhosos no Toldo do Bosque. Depois do show, sempre rola um sambinha no Bar Brahma e alguma balada para os adolescentes. Olha não é mole seguir toda a programação de recreação.






Para comer você existem vários quiosques espalhados mas com o mesmo cardápio (nugget´s, batata frita ou frango a passarinho, basicamente...rs) , os restaurantes dos hotéis que eram tipo buffet, alguns melhores que outros, não eram todos iguais, uma pizzaria (bem gostosinha), um bar Brahma muito legal e com boa comida, mas basicamente isso.





 Tem tb uma feirinha de comidas fora do complexo (acho que acontece as 3as, 5as e 6as)que é sensacional, a feira dos Ipês, lá o pessoal avança num tal de empadão goiano!






 É um lugar que no começo pensei, hummm, não aguentarei 3 dias aqui, vou acabar querendo conhecer outros lugares ... mas depois tive uma incrível sensação de descanso incrível, curti a semana toda e fiquei com a sensação que ficamos duas semanas.







Lá vc tb pode usar o Budha SPA que desde o dia que cheguei disse que iria, mas acabei não indo. Mas parece ser uma delícia.






O complexo conta com ambulância, plano de saúde e ambulatório, o qual fizemos uso. Com tanta aguá no ouvido o dia todo, não era de estranhar que a Rafa acabasse com dor de ouvido. Fomos bem atendidos , nós e a fila de crianças com otite. Ficou tudo bem! :) 




Resumo da ópera, curtimos bastante, valeu o passeio!

Segue o link da Pousada do Rio Quente.

Divirtam-se!