Estava procurando como sempre faço, por passeios em São Paulo para fugir da trilogia, parque - cinema- restaurante (que adoro a propósito), mas queria enfim algo diferente. Vi a recomendação e a mnha primeira impressão é que fosse um lugar para a Rafa ir apenas com a escola, que seria algo do tipo, feira de ciências. Pensei , ninguém merece e abandonei a idéia. Outro dia vi novamente alguma resenha sobre o Catavento e resolvi arriscar, convenci a turma de que poderia ser um programa legal e fomos.
Ao chegar ao parque das Indústrias já comecei a ter boas impressões. O casarão restaurado e o local muito bem cuidado me impressionou diante da expectativa que eu estava. Já fiquei com saudades e arrependimento de não ter levado minha super máquina para as fotos externas (voltarei com ela). Paramos o carro no estacionamento e já começamos a curtir.
A Rafa de repente saiu correndo e subiu numa antiga locomotiva, ficou encantada olhando o velho avião e as antigas máquinas de limpeza de rua.
Como apaixonada por autoramas e trenzinhos elétricos fiquei maravilhada com as locomotivas, lindas, lindas e lindas. Subi em todas elas junto com a Rafa e fiquei imaginando como o pobre coitado no maquinista aguentava aquela fumaça de carvão. Uma vez que o banquinho dele fiquem bem na frente do "forninho" ...rs.
Bom, novamente fiquei saudosa da minha máquina fotográfica, aquela locomotiva era linda demais :)
Bom, depois de algum tempo curtindo a parte externa descobri que mal tinha começado o passeio. Finalmente entramos no catavendo de verdade, compramos os ingressos, passei pelo moço que recolhia os ingressos, peguei o folhetinho e.....
Uauuuu ! Não é possível que essa atração fique no Brasil e que seja tão acessível ao público! Estava na lua, literalmente, pois a primeira sala é a visão da Terra para quem está na lua, coloquei o meu pezinho 35 ao lado da botona do astrounauta. Seguimos então para uma sala que mostra os planetas do sistema solar, o sol, as constelações... aiaiaia, lá fomos nós deitar nos pufes tentando encontrar as constelções de escorpião, peixes e virgem.
E assim seguiu nosso passeio, por quatro grandes áreas que são o Universo (AMEI e FIQUEI UM TEMPÃO), a vida (quero voltar sem a Rafa, ela não teve muita paciência aqui e na verdade alguns temas ainda não muito atraentes para uma criança de 7 anos) , o Engenho (aqui sim é a área predilétissima da Rafa e do Fabi) e a Sociedade (não lembro bem se passamos por ela...rs)
Nós chegamos perto da hora de fechar, tivemos um pouco mais de uma hora de visitação, achei pouco. O lugar merece muito mais tempo. É um lugar que vale se programar, planejar o passeio, dar uma olhada no site antes e ver as áreas de maior interesse, para não se tornar cansativo para a criança e tb para depois vc não ficar com pena que perdeu algo (apesar que sempre é possível voltar, é bem barato)
Bom se a Rafa fosse me esperar levaria hooooras lá dentro, eu sempre amei biologia, química, ciências, fiquei maravilhada com o lugar e cheia de saudosismo do meu colegial, nossa deve ser o máximo estudar e logo fazer uma visita ao Catavento para "concretizar" o que aprendeu.
A área do engenho, que passamos por último é muito divertida. É uma área que você vive na prática a física (mecânica, óptica, elétrica e suas variações), vc brinca de gerar energia, mexe em prismas que mostram a refração da luz, brinca com jogo de espelhos (sala das ilusões, muito legal!), carrega peso de forma mais fácil com as roldanas, deixa os cabelos em pé, etc, etc, é sensacional. A Rafa ficou super interessada e não queria sair dessa área.
Tem muito mais do que contei, como disse, algumas áreas passamos rápido pois a pequena tinha as vezes até aflição de olhar, ou não se interessava muito pela idade. Por isso meu deleite pela área que fala sobre a vida ( o corpo humano, biologia, células, genomas, etc) vai ter que ficar para a próxima.
Resumindo, recomendo muuuuito o passeio!
Vá com tempo e se prepare antes para poder aproveitar e ver tudo o que possa te interessar.
Segue o site http://www.cataventocultural.org.br/home.asp
Dirvirta-se!